A dor de dente que não é do dente

Antes de qualquer coisa gostaria de me desculpar pela demora nas postagens. Estava de férias merecidas e extremamente necessárias.

O dente natural e perfeito é um luxo para poucos. Mais de 50% dos brasileiros já não os tem mais. Então não reclame dos seus. Mas, quando o dente dói, o bicho pega mesmo. Isso acontece porque existem tantos nervinhos envolvidos com os dentes que o mínimo de estímulos perigosos pode provocar dor. Além disso, para quem não sabe, todos esses nervinhos acabam se juntando na região chamada núcleo do trigêmio, uma espécie de massa de neurônios. Essa região recebe na verdade quase todos os nervos do nosso rosto e da cabeça, sendo um dos grandes responsáveis por dores, como a chamada neuralgias do trigêmio.

Pois bem, quando o problema é no dente (inflamações, infecções, pancadas) tem que tratar o dente. E quando a dor é no dente e o dente é arrancado e não melhora a dor? Então, infelizmente o dente foi arrancado à toa. Esse é um grande mistério e os erros de avaliação causam isso. Cuidado para não ficar igual a Paula Veludo hein. HÁ!

Outra dor é a dor de saber que você irá ao dentista. HEHEHE! Demais essa.

Antes, divirta-se com o melhor serviço de dentistas do mundo:

http://videolog.uol.com.br/video.php?id=382462

A dor de dente que não é do dente pode ter várias causas. Como comentei antes, a massa de neurônios quando fica sensível por um motivo qualquer: doenças, tumores, pode gerar dor para o dente.

Outra possibilidade são os chamados pontos gatilhos dolorosos que ficam em músculos no rosto, mandíbula, maxilar, dentro da boca, os quais podem provocar dor para o dente. Outras coisas como sinusites ou infecções também, problemas na articulação da boca (ATM – articulação temporomandibular). Não sou especialista em dente, ok?

O fato é que você não pode deixar seu dente ser arrancado só porque sente dor. Não estou dizendo que não tem que confiar no dentista. Apenas seja insistente. Meu dentista queria me arrancar os 4 cisos pois eu estava com dor na ATM. Ainda bem que ele fez uns ajustes meio doidos e junto da fisioterapia melhorou. Os dois foram demais.

O contrário também é verdade. Problemas nos dentes podem provocar dores em outras regiões como a cabeça, ATM e pescoço. O dentista muitas vezes é o profissional adequado para isso. Tá bom, os fisioterapeutas também.

Ao pesquisar um pouco sobre as dores de dente que não são do dente me deparei com a chamada dor de dente fantasma, que significa muito do que estamos falando aqui: uma dor de outra origem que não o dente. Porém, pelo visto, essa é uma dor muito forte, severa, que vai se espalhando para outros dentes ou para a mandíbula. Quando chega a essa ponto, o cérebro mudou o funcionamento, mais precisamente o córtex sensorial, que é a representação das partes do nosso corpo. Falta o dente, falta sua localização no cérebro.

Enfim, ao menor sinal de dor no dente procure logo o dentista. Escovem os dentes, usem fio dental e flúor sem álcool, ok?

Abraços.

Artur Padão Gosling – Pada.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>